Chega ao Brasil a primeira franquia de salão de
beleza para o mercado de baixa renda
O mercado brasileiro de beleza é muito mais que um segmento de negócio, é cultura. Nós,
brasileiros, somos extremamente vaidosos, e frequentarmos salões de cabeleireiros é um
traço da nossa cultura.
Irmos em salões de beleza para fazer unhas e cabelos é algo que faz parte da rotina da
maioria das mulheres brasileiras, independentemente de sua classe social. Como
consequência, encontramos salões em todos os lugares, seja em uma metrópole ou
municípios de qualquer tamanho.
Apesar de existirem salões de todos os tamanhos e estrutura, os salões de bairro são os mais
frequentes. Nesses comércios é comum encontrarmos uma equipe de 2 ou 3 pessoas,
muitas vezes de gestão familiar. Estão localizados em todas as regiões da cidade, contudo, é
mais comum nas regiões periféricas, geralmente detentores de poucos recursos. Seus
profissionais não conseguem facilmente reciclarem seus conhecimentos e a gestão
administrativa é rudimentar, sendo comum não registrarem suas entradas e saídas de
recursos. Quanto a divulgação de seus serviços, se restringem à boca a boca, podendo levar
anos para fidelizar uma clientela, o que acaba levando muitos salões a falência antes do
tempo necessário de estabilização no mercado.
A existência da enorme quantidade de salões de beleza, porém, difusos, fazem com que o
mercado de beleza tenha muita dificuldade em atendê-los e, quando atendem, os preços de
produtos ou serviços são sempre proporcionalmente mais caros porque compram pouco
por unidade e muitas vezes terão que pagar à vista, visto que não possuem crédito, nem de
bancos e nem dos fornecedores, por possuírem restrições em seus nomes.
No mais, ainda é frequente encontrarmos mulheres que sustentam suas famílias com seu
micro salão, o que fazem com que tenham menores condições de investirem seus
rendimentos em cursos ou assessorias, além de não enxergarem que o seu salão é um
negócio e ela é uma empreendedora.
Pensando nisso, criamos o Linda Gata Studio Franquia, primeiro no mercado brasileiro
focado em criar micro salões localizados em regiões de baixa renda. Ele foi pensado para
que o cabeleireiro possa ser o investidor de seu negócio, mas agora encarando-o como
empresa lucrativa e não mais como um bico ou a tentativa de tornar esse negócio viável.
No Linda Gata Studio, os franqueados têm suportes administrativos mensais, treinamentos
constantes e divulgação do seu salão no seu bairro, além de não ser mais um micro salão
sozinho, e sim um componente de uma rede de micro salões, que ganham projeção e força
para obter melhores preços.
Os treinamentos começam logo na montagem estrutural do salão e são ofertados na rede
treinamentos periódicos, com temas diversos do universo dos salões, desde treinamentos
técnicos, quanto administrativos/comerciais.
As franquias possuem investimento adequado à realidade desse mercado, além de ter
acesso às melhores práticas de serviços de salões de cabeleireiros. Entendemos que as
clientes de baixa renda têm o direito de ter acesso aos melhores serviços, até mesmo
porque, proporcionalmente, elas gastam mais que mulheres de alta renda. A população
feminina dessas regiões entende que ter uma boa imagem é fundamental para poder ser
mais ouvida.
Mais uma vez, o Brasil se volta para as classes C e D, e entendem que ali floresce um novo
mercado consumidor que sabe muito bem o que quer e paga para aqueles que os
valorizam.
Rua Estela, 389 - Vila Mariana, São Paulo/SP
|11| 2538 1351 |11| 9 6305 1351 daniele.bornea@lindagatastudio.com.br